“Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.”
Declaração Universal dos Direitos da Criança
O trabalho com o nome da turma ajuda
muito no processo de alfabetização. Por isso resolvi fazer uma coletânea de
tudo que encontrei em revistas, livros e na internet sobre o assunto e
organizei aqui, assim podemos variar as atividades em sala. Muitas delas já
usei e foram um sucesso...
· Através da chamada. -Cada criança pega
sua ficha e coloca num quadro de pregas. Leitura dos nomes das crianças
presentes e das ausentes.
· Espalhar os crachás no meio da rodinha
para que cada criança identifique o seu, ou que pegue de um colega e entregue.
· Convidar algumas crianças para
distribuir as fichas de nomes.
· Fazer sorteio para a escolha da criança que
irá fazer determinada atividade. Mostrar o palito com o nome mostrando quem foi
o sorteado.

· Brincadeira: Mia gato - clique aqui – Esta atividade já foi postada antes. A
sugestão é que para combinar a criança que irá miar, o professor deve mostrar
para a turma um crachá, assim as crianças terão que ler o nome do colega.
·
Jogo - Adivinhe quem é:
1. Para jogar, as crianças devem
prestar muita atenção às distinções entre os fonemas, enquanto tentam
conectá-los aos nomes de que fazem parte. Com todas as crianças sentadas em
círculo, diga “Adivinhe o nome de quem eu vou dizer agora!”. A seguir, escolha
o nome de um dos alunos, em segredo, e enuncie separadamente apenas o fonema
inicial.
2. Para nomes com uma consoante
plosiva, como Daniel, o fone deve ser repetido várias vezes, de forma clara e
evidente: “[d], [d], [d], [d], [d]”.
3. As consoantes fricativas e as líquidas devem ser alongadas, além de repetidas (por exemplo, [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s].
4. Se os nomes de mais de uma criança tiverem o mesmo fonema inicial, estimule-as a adivinhar todas as possibilidades. Isso introduz a questão de que todos os fonemas aparecem em palavras diferentes.
3. As consoantes fricativas e as líquidas devem ser alongadas, além de repetidas (por exemplo, [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s].
4. Se os nomes de mais de uma criança tiverem o mesmo fonema inicial, estimule-as a adivinhar todas as possibilidades. Isso introduz a questão de que todos os fonemas aparecem em palavras diferentes.
Variação:
Depois de as crianças terem se familiarizado com o jogo, você pode transferir a elas o controle. Assim que o nome de uma criança for adivinhado, ela mesma pode dar a pista para o próximo nome: “Estou pensando no nome de alguém, que começa com [som].
Depois de as crianças terem se familiarizado com o jogo, você pode transferir a elas o controle. Assim que o nome de uma criança for adivinhado, ela mesma pode dar a pista para o próximo nome: “Estou pensando no nome de alguém, que começa com [som].
Saiba mais!
★ Consoantes oclusivas ou plosivas: são as consoantes pronunciadas fechando-se totalmente o aparelho fonador, sem dar espaço para o ar sair. São oclusivas as seguintes consoantes: p, t, k, b, d e g.
★ Consoantes fricativas: são as consoantes pronunciadas através de uma corrente de ar que se fricciona em um obstáculo. São fricativas as seguintes consoantes em português: f, j, s, ch, v e z.
★ Consoantes líquidas: é o grupo que engloba as consoantes vibrantes e as consoantes laterais. São líquidas em português: r, rr. l e lh.
★ Consoantes oclusivas ou plosivas: são as consoantes pronunciadas fechando-se totalmente o aparelho fonador, sem dar espaço para o ar sair. São oclusivas as seguintes consoantes: p, t, k, b, d e g.
★ Consoantes fricativas: são as consoantes pronunciadas através de uma corrente de ar que se fricciona em um obstáculo. São fricativas as seguintes consoantes em português: f, j, s, ch, v e z.
★ Consoantes líquidas: é o grupo que engloba as consoantes vibrantes e as consoantes laterais. São líquidas em português: r, rr. l e lh.
Guia Prático para
Professores de Educação Infantil
· Aproveitar situações em que as crianças
precisam ler os nomes dos colegas, como entregar livros, cadernos, leitura da
chamada da classe.
· Separar com a turma os crachás,
separando os nomes dos meninos e das meninas.
· Apresentar nomes das crianças e
perguntar qual é o intruso. Se a lista for de nome de meninos, eles terão que
descobrir onde está o nome de menina. Pode ser feito também com a letra
inicial.
· Separar os crachás cujos nomes comecem
com a mesma letra.
· Separar os crachás que terminem com a
mesma letra.
· Separar os crachás cujos nomes rimem
entre si.
· Usar os crachás para formar grupos de
trabalhos.
· Separar os crachás que tenham o mesmo
número de letras.
· Recortar de jornais ou revistas letras
para montarem os nomes.
· Trabalhar com rótulos de produtos que
comecem com a mesma letra do nome.
· Trabalhar com a listagem de nomes da
turma.
· Contar a quantidade de vogais e
consoantes dos nomes.
· Montar os nomes usando alfabeto móvel.
· Trabalhar com quadrinhas:

MEU NOME É DIFERENTE.
PODE ATÉ HAVER OUTROS IGUAIS.
MOSTRA UM POUCO DE MIM
E FOI ESCOLHIDO POR MEUS PAIS.
DJENANE ALVES
PODE ATÉ HAVER OUTROS IGUAIS.
MOSTRA UM POUCO DE MIM
E FOI ESCOLHIDO POR MEUS PAIS.
DJENANE ALVES
EU TENHO UM NOME
E VOCÊ TAMBÉM TEM
VOU APRENDER A ESCREVÊ-LO
E VOCÊ TAMBÉM.
DJENANE ALVES
QUEM QUISER SABER MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NO JARDIM,
O MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NUMA FOLHA DE JASMIM.
TRADIÇÃO POPULAR
DÊ UMA VOLTA NO JARDIM,
O MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NUMA FOLHA DE JASMIM.
TRADIÇÃO POPULAR
QUEM QUISER SABER MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NA CAMPINA,
QUE MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NO LENCINHO DAS MENINAS.
TRADIÇÃO POPULAR
DÊ UMA VOLTA NA CAMPINA,
QUE MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NO LENCINHO DAS MENINAS.
TRADIÇÃO POPULAR

Fazer bingo de nomes: Cada criança pode preparar
sua cartela do jogo.
Se quiser aproveitar
a imagem ao lado, salve-a primeiro no seu computador para que a impressão fique
melhor.
· Jogo da memória: Pode ser feito com nomes e fotos.
· Usar a "preguicinha" para que as crianças descubram os nomes dos colegas.
· Quebra-cabeça:
O professor recorta três tiras de cartolina e escreve em cada uma um nome de aluno com letra de forma.
Usa uma cor para cada nome.
Recorta as tiras separando as letras e coloca os pedaços em um envelope. (Fazer vários envelopes).
Dividir a sala em grupos.
Cada grupo ganha um envelope.
Os grupos devem pegar os pedaços e formar os nomes.
· Brincadeira: “Quero ver quem é
esperto”- As crianças devem estar assentadas em uma grande roda. O
professor, à medida que vai cantando a música com os alunos, vai jogando no
centro da roda seis ou sete fichas com os nomes deles. Ao final do canto, os
alunos cujos nomes estão na ficha deverão se levantar, pegá-las e colocá-las à
sua frente, no chão com o nome para cima. O aluno que se distrair e não pegar a
ficha pagará uma prenda no final da brincadeira. Feito isso com todas as
crianças, o professor poderá propor adivinhações para que os alunos identifiquem
os nomes, levantando o crachá.
MÚSICA:
QUERO VER QUEM É ESPERTO
E NA RODA VAI ENTRAR
ATENÇÃO AGORA AOS NOMES
QUE NO CENTRO VOU JOGAR.
(Cantar a música no ritmo de Ciranda
Cirandinha)
· Cada criança recebe um crachá que não é
o seu. O professor coloca uma música e cada criança deve encontrar o dono do
crachá. Vale ajudar no reconhecimento dos nomes.
· Qual é a letra que está faltando?
- O professor escreve nomes no quadro
faltando a primeira e a última letra. As crianças poderão registrar no caderno
completando o nome com as letras que estão faltando.
· Combinar com a turma que em cada dia de
aula eles deverão se assentar perto de coleguinhas diferentes. Eles devem
registrar no caderno o nome dos coleguinhas que estão ao seu lado.
· Quebra-cabeça dos nomes:- Cada criança
poderá escrever as letras do seu primeiro nome em fichas e guardá-las em uma
caixinha de fósforo. Assentadas em grupo, elas poderão trocar as caixinhas e
tentar montar o nome dos colegas. (Em caso de dúvidas, elas poderão consultar
os crachás). Aproveitar para trabalhar esquerda e direita.
·
Brincadeira: Lá vai um barquinho

·
Material necessário: Um barquinho de dobradura.
·
Os alunos devem estar sentados em círculo e passando o barco de mão em
mão.
·
A cada volta do barquinho, cada criança deve falar um nome que
corresponda à solicitação do professor. Exemplos de comandos:
o
Nomes que comecem com a letra…
o
Nomes que terminem com a letra…
o
Nomes com tal número de letras…
·
A cada rodada, o professor deve mudar o comando.
· Trabalhar sílabas a partir de nomes da
turma:- Escrever em uma tira de cartolina o nome de uma criança da sala:
NICOLE
- Recortar o nome formando as sílabas.
NI CO LE
- Fazer a leitura das sílabas e formar nova
palavra.
CO LE
· Juntar sílabas de um nome com o outro,
formando novos nomes.
MARIA + SARA = MARA
LUAN + NADIA = LUNA
· Jogo da caixa com nomes - blog da Tia Lu
Material: fichas com os nomes das crianças e três caixas de sapato.
Finalidade: Terminar primeiro os nomes da caixa.
Números de participantes: Total de alunos divididos em três grupos.
Regras:
Material: fichas com os nomes das crianças e três caixas de sapato.
Finalidade: Terminar primeiro os nomes da caixa.
Números de participantes: Total de alunos divididos em três grupos.
Regras:
·
Organizar as crianças em três filas e deixar uma
caixa na frente de cada fila.
·
Cada caixa deverá conter os nomes das crianças
daquela fila.
·
Dado um sinal, na ordem da fila, cada criança
procura seu nome na caixa e, encontrá-lo, corre para o final da fila permitindo
que o seguinte prossiga o jogo.
·
Ganha a competição o grupo que terminar primeiro.
Variação: Encontrar na caixa o nome do
colega que está atrás.
· Adaptação do Jogo Corre Cutia:
Cada criança
pega um crachá e não deixa que os colegas vejam. A turma forma uma roda e todas
ficam assentadas. Uma criança corre em volta da roda enquanto todas as crianças
cantam:
CORRE CUTIA NA CASA DA TIA
CORRE CIPÓ NA CASA DA AVÓ
LENCINHO NA MÃO, CAIU NO CHÃO
MOÇA BONITA DO MEU CORAÇÃO.
Ao término da música a
criança coloca o crachá que tem nas mãos nas costas do dono, que por sua vez
deve correr atrás do primeiro aluno que ficará livre se conseguir chegar ao
lugar que ficou vazio.
O jogo continua até
que todas as crianças recebam seu crachá.
·
O professor escolhe um crachá e dá pistas do nome:
O nome tem 6 letras.
Termina com A.
Começa com…
Rima com a palavra…
Os alunos adivinham o
nome e o dono do crachá vai buscá-lo.
·
Mostrar 5 nomes para a turma ler. As crianças
escondem o rosto e o professor esconde um nome. As crianças devem adivinhar o
nome que sumiu.
·
Fazer acróstico com os nomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário