
Professoras-_____________________________________
TEMPO PREVISTO
v
10/02/14
a 11/04/14
PROBLEMATIZAÇÃO / TEMA CENTRAL:
O projeto
“Aprendendo e brincando assim vou crescendo...”, tem o objetivo de favorecer novas interações e ampliar o
conhecimento da criança através da brincadeira, visando responder as seguintes
problematizações:
·
Qual a importância de meu nome?
·
Quem faz parte de minha família?
·
Quais são as pessoas que convivem comigo na
escola?
·
Onde moro?
·
Como é meu corpo?
Justificativa
A criança quando brinca desenvolve sua
imaginação, seu pensamento, seu raciocínio, além de melhorar sua vida social e
emocional, e quando convenientemente planejados, são um recurso pedagógico
eficaz para a construção do conhecimento.
O projeto “aprendendo e brincando assim vou
crescendo...”, foi escolhido
pensando no desenvolvimento da
autonomia e da construção da identidade das crianças.
A
construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu
meio social. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa,
aprende e constrói habilidades, além de estimular a curiosidade e a autoconfiança, que proporcionam o
desenvolvimento das diversas linguagens
e do pensamento.
A escola é um universo social diferente da
família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus
conhecimentos a respeito de si e dos outros. Dessa forma é que se
elaborou o presente projeto, com o objetivo de realizar atividades lúdicas que
possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo e do meio
social ao qual está inserido, conhecendo
assim todas as pessoas que fazem parte desta história.
OBJETIVO GERAL:
Vivenciar
uma diversidade de situações lúdicas, podendo assim interagir, criar, imaginar e desenvolver
habilidades e competências relacionadas
a identidade e autonomia.
ETAPAS (eu,
você e todo mundo na escola )
v
Eu e minha família
v
Eu e meus colegas
v
Eu e minha escola
v
Eu e meu corpo
v
Eu e minha casa
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v
Conhecer a história de seu
nome e seu significado;
v
Compreender a história
de seus colegas a partir da sua;
v
Reconhecer seu nome
escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
v
Ampliar
gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
v
Desenvolver e
explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
v
Distinguir o próprio nome
entre os nomes dos colegas;
v
Desenvolver
atividades lúdicas envolvendo os nomes dos colegas, através de músicas e jogos;
v
Apreciar o próprio
nome e dos colegas;
v
Chamar os colegas
pelo nome;
v
Estabelecer relações de família e moradia;
v
Conhecer as relações entre o homem e o
ambiente em que vive.
v
Respeitar e valorizar seu corpo, sua família, seu lar
e todas as
diferenças;
diferenças;
v
Interpretar músicas
infantis.
ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS
- Textos informativos, literários
·
Brincadeiras, músicas e jogos
- Pesquisas
- Jogos
- Quebra-cabeça
- Fantoches
- Dobraduras
- Confecção de cartazes
- Vídeos
- Fotos
- Faz de
conta
- Atividades de suporte de papel
- Atividades com texturas
- Caixa mágica
AVALIAÇÃO
Através de observações, registro, foto, vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário