Educação Infantil
------------------------------------------------------------------------------------------------
ÁREA SOCIAL E AFETIVA
Ø
Adaptou-se com
naturalidade. / Ainda não completou seu processo de adaptação.
Ø
Ainda mostra-se
resistente ao atender algumas regras da escola.
Ø
É assíduo e
pontual.
Ø
Ainda não
respeita os pertences dos alunos.
Ø
Aceita esperar
sua vez.
Ø
Distingue os
diferentes momentos e situações dentro da escola, respeitando-as.
Ø
Participa das
atividades em grupo demonstrado interesse e cooperação.
Ø
Tem preferência
por atividades individuais.
Ø
Tem bom
relacionamento com todos que convive.
Ø
Relaciona-se
progressivamente com mais crianças, com outros professores e com demais
profissionais da escola.
Ø
Apresenta-se
seguro em suas ações(ainda não...)
Ø
Demonstra ter
imagem positiva de si, ampliando suas autoconfiança e identificando cada vez
mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
Ø
Valoriza o
diálogo como forma de lidar com os conflitos Demonstra iniciativa na resolução
de pequenos problemas.
Ø
Demonstra
iniciativa na resolução de pequenos problemas.
Ø
Mostra-se
interessado em enfrentar desafios.
Ø
Expressa seus
sentimentos com clareza
Ø
Preocupa-se em
cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.
Ø
Ainda
apresenta-se bastante inquieto o que impede de participar ativamente das
atividades propostas.
Ø
Mostra-se
carinhoso, alegre, tímido.
Ø
Às vezes
mostra-se agressivo com alguns coleguinhas.
Ø
Valoriza
atitudes de preservação e manutenção dos espaços coletivos
Ø
Reconhece
e utiliza hábitos sociais, valores e atitudes como preservação do convívio
social, ética e saúde.
Ø
Demonstra
assiduidade e pontualidade.
Ø
Mantém
um padrão de comportamento e relacionamento convencional.
Ø
Demonstra
comportamento desejável em sala de aula.
Ø
Tem
iniciativa e interesse nas atividades propostas.
Ø
Relaciona-se
bem com colegas, professores e demais funcionários.
Ø
Participa
das atividades em grupo.
Ø
Coopera
com o grupo.
Ø
Lidera
as atividades em grupo.
Ø
Partilha e empresta material de bom grado.
Ø
Obedece
as regras do grupo e da escola.
Ø
Reconhece
seus direitos e deveres.
Ø
Escuta
e tem atenção quando outros falam.
Ø
Respeita
a opinião dos outros
Ø
Cuida
do material e do patrimônio escolar.
Ø
Mantém
a pasta organizada e os cadernos em ordem.
Ø
É capaz
de concluir as atividades propostas em tempo desejável.
Ø
Respeita regras
que orientam as dependências da escola.
Ø
Expressa seus
sentimentos com clareza, valorizando o outro como forma de reconhecimento e
amizade.
Ø
É
dedicado e caprichoso.
Ø
É
atencioso e disciplinado.
Ø
É
observador e curioso.
Ø
Demonstra
confiança e companheirismo.
Ø
Conversa
sobre seus medos, sonhos, fantasias demonstrando claramente seus sentimentos
muitas vezes ocultos.
Ø
Mostra
iniciativa, interesse e entusiasmo em enfrentar desafios.
Ø
Sabe
pedir desculpas e perdoar espontaneamente.
Ø
Guarda
mágoas.
Ø
Supera
conflitos.
Ø
Concentra-se
nas tarefas propostas.
Ø
É
solidário com o colega.
Ø
É
resistente.
Ø
É
arredio.
Ø
É
inquieto.
Ø
É
egoísta.
Ø
Demonstra
agressividade.
Ø
É
ansioso.
Ø
É
inseguro.
Ø
Demonstra
timidez.
Ø
É
carinhoso com colegas e professora.
Ø
Demonstra-se
alegre.
Ø
Apresenta
tristeza em determinados momentos.
Ø
Estabelece
vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças fortalecendo sua
auto-estima.
Ø
Adaptou-se a
escola e a turma.Amplia consideravelmente seu círculo de relações
pessoais.Demonstra independência.
Ø
Supera
dificuldades sem ajuda.
Ø
Demonstra
iniciativa na resolução de pequenos conflitos.
Ø
Enfrenta
desafios com autonomia.
Ø
Respeita
a participação alheia.
Ø
Tem bom
relacionamento nas atividades em grupo.
Ø
Apresenta
organização e responsabilidade no jogos.
Ø
Demonstra
decisão e autonomia.
Ø
Demonstra
atenção, empenho e respeito no momento da fala do colega e do professor.
Ø
Questiona
a professora.
Ø
Inicia
as atividades logo que são propostas.
Ø
Assume
responsabilidade pelos seus atos.
Ø
Aceita
opiniões divergentes da sua.
Ø
Pede
ajuda quando precisa.
Ø
É
curioso em relação a novos conhecimentos.
Ø
É
desinibido para expressar suas opiniões.
Ø
Espera
sua vez de falar.
Ø
Revela
confiança em si próprio.
Ø
Realiza
as tarefas de casa com prontidão.
Ø
Manifesta
afeto e respeito mútuo com colegas e professora.
Ø
Brinca
expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades
CONHECIMENTO DE MUNDO
MOVIMENTO:
Ø
Apropria-se
progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus
segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e
cuidado com o próprio corpo
Ø
Demonstra
controlar o equilíbrio do corpo em diversas situações.
Ø
É capaz de
coordenar a sua ação com a dos companheiros quando o jogo requer.
Ø
Explora
diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade,
resistência e flexibilidade.
Ø
Controla
gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento.
Ø
Participa com
interesse de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Ø
Agrada-lhe
manipular objetos e brinquedos que permitem o aperfeiçoamento das suas
habilidades manuais.
Ø
Identifica
diferentes sensações táteis olfativas, gustativas e sonoras.
Ø
Amarra os
cordões dos sapatos, recorta com precisão, monta quebra-cabeça com peças
médias(grandes ou pequenas).
ARTES VISUAIS:
Ø
Ouve e aprecia
produções musicais.
Ø
Brinca com a
música imitando, inventando, criando e reproduzindo criações musicais.
Ø
Utiliza-se da
expressão musical e artística como forma de comunicação e interação com os
outros, ampliando seu conhecimento de mundo.
Ø
Interessa-se
pelas Artes, demonstrando admiração e gosto pelas produções da escola e pelas
obras regionais (nacionais e internacionais).
Ø
Percebe na
escuta sentimentos e emoções subjacentes à produção musical.
Ø
Cria textos e
melodias, compondo pequenas canções para expressar-se.
Ø
Explora diversas linguagens visuais,
conhecendo e utilizando diversos materiais para produzir trabalhos artísticos.
Ø
Demonstra
atitude de auto-confiança e respeito por
sua produção artística e a dos colegas.
Ø
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Ø
Participa com
interesse de atividades orais.
Ø
Tem vocabulário
diversificado, rico.
Ø
Vem ampliando
seu vocabulário gradativamente.
Ø
Ainda não participa de atividades orais.
Ø
Transmite
recados.
Ø
Dialoga com
colegas e professor.
Ø
Faz reconto de histórias.
Ø
Fala parlendas e
trava-línguas trabalhadas.
Ø
Expressa-se com
frases corretas e acabadas.
Ø
Expressa-se com
clareza.
Ø
Ainda na
demonstra compreender explicações que são dadas.
Ø
Ainda não
pronuncia alguns sons.
Ø
Recita poemas.
Ø
Utiliza
expressões de cortesia.
Ø
Aprecia o
material de leitura selecionado, lendo de acordo com suas possibilidades.
Ø
Participa com
prazer das rodas de conversa.
Ø
Argumenta suas
idéias.
Ø
Elabora e
responde perguntas.
Ø
Sabe dizer seu nome completo.
Ø
Incorpora e
recorda palavras facilmente.
Ø
Usa a
linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades,
opiniões, idéias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas
diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Ø
Elabora
perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos dos quais participa.
Ø
Relato
de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
Ø
Reconta
histórias conhecidas com aproximação às características da história original.
Ø
Conhece
e reproduz jogos verbais como parlendas, trava-línguas, adivinhas, quadrinhas,
poemas e canções.
Ø
Veicula
suas idéias articulando corretamente as palavras.
Ø
Expõe
oralmente suas idéias de forma lógica.
Ø
Argumenta
e defende suas idéias.
Ø
Expressa-se
com fluência adequando sua fala a diferentes situações.
Ø
Apropria-se
progressivamente de novas palavras ampliando seu vocabulário.
Ø
Utiliza
adequadamente as palavras entendendo os seus significados e empregando-as
corretamente.
Ø
Compreende
mensagens dirigidas ao grupo.
Ø
Sabe
dar recados.
Ø
Ouve
com atenção uma história, perguntas e diálogos.
Ø
Descreve
gravuras.
Ø
Interpreta
histórias.
Ø
Reproduz
oralmente um fato ocorrido.
Ø
Usa
recursos gestuais e faciais pertinentes ao comunicar-se.
Ø
Utiliza-se
de argumentos consistentes para defender seus pontos de vista.
Ø
Participa
de situações de comunicação oral manifestando sua opinião e ouvindo os outros.
Ø
Narra histórias
conhecidas e situações vividas.
ESCRITA
Ø Distingue palavras de desenhos.
Ø Reconhece e escreve seu nome.
Ø Reconhece nomes dos colegas.
Ø Escreve nomes dos colegas.
Ø Identifica e escreve letras do alfabeto.
Ø Conhece e diferencia letras de números e símbolos.
Ø Reconhece a letra inicial e final dos nomes percebendo a posição da letras na palavra.
Ø Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Ø Escreve seu nome em situações em que isso é necessário.
Ø Reconhece as idéias contidas em alguns símbolos usuais.
Ø Utiliza-se do desenho para representação e o registro de suas idéias.
Ø Reconhece e utiliza o espaçamento convencional entre as palavras.
Ø Escreve obedecendo a direção esquerda/direita e de cima para baixo.
Ø Associa as letras do alfabeto à 1ª letra das palavras conhecidas.
Ø Compreende pequenos textos trabalhados e faz leitura correspondente.
Ø Mostra-se cuidadoso no traçado das letras.
Ø Acompanha o registro feito no quadro pela professora.
Ø Elabora desenho dentro de um contexto.
Ø Faz leitura de imagens, rótulos, figuras e símbolos.
Ø Compreende que as palavras são formadas por letras e texto formado por palavras.
Ø Destaca uma determinada palavra dentro de um texto trabalhado.
Ø Completa frases de acordo com o texto.
Ø Reorganiza frases e palavras de textos trabalhados.
Ø Reestrutura e organiza idéias na reescrita de textos trabalhados.
Ø
Identifica o
número de letras das palavras.
NÍVEIS DE
CONCEITUALIZAÇÃO DA ESCRITA
Ø
Ainda não faz a correspondência entre letras e os sons.
Inventa desenhos garatujas e rabiscos para representas a escrita.
Ø
Uso de letras muitas vezes do próprio nome ou misturam
números e letras para representar a escrita.
Ø
Utiliza muitas letras para escrever o nome de coisas grandes
e que coisas pequenas têm nomes pequenos.
Ø
Escreve uma palavra utilizando uma variedade de letras,
acredita que para escrever tem que variar as letras.
Ø
Acredita que existe relação entre o que se fala e o que se
escreve. Faz correspondência entre quantidade de sílabas e uma letra para cada
sílaba sem valor sonoro, não se preocupa com a correspondência do som e letra.
Ø
Utiliza uma letra para representar cada sílaba com valor
sonoro. Às vezes só usa vogais, ou só consoantes, ou consoantes e vogais.
Ø
Já escreve combinando consoante e vogais formando sílabas,
mas as vezes não forma a sílaba completa usando só vogais ou só consoantes.
RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO
Ø Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade.
Ø Identifica a posição de um objeto ou número numa série.
Ø Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram.
Ø Identifica números maiores ou menores, ordenando-os.
Ø Ordena números na seqüência ascendente.
Ø Identifica números que estão faltando numa série numérica.
Ø Reconhece o número que vem logo antes ou logo depois de um determinado número.
Ø Conta correspondendo um a um os nomes dos números aos objetos a serem contados.
Ø Lê números conhecidos de modo convencional.
Ø Usa números para registrar quantidades.
Ø Sabe ordenar quantidades e números.
Ø Identifica e nomeia formas e tamanhos.
Ø
Identifica
posição e se situa no espaço.
Ø Discrimina semelhanças e diferenças em objetos.
Ø Resolve situações problemáticas simples.
Ø Consegue organizar objetos de acordo com os atributos.
Ø Identifica e nomeia conceitos e cores.
Ø Reconhece os diversos significados e interpretações dos conceitos.
Ø Reconhece grandezas e suas medidas em diversas situações.
Ø
Estabelece relações e compreende facilmente
números de 0 a
9 e consegue associá-los para
completar um conjunto com a quantidade pedida.
Ø
Organiza objetos
na forma ascendente e descendente de acordo com os atributos, tamanho, cor,
forma, peso, etc.
Ø
Emprega
corretamente o vocabulário atemático relacionado a conceitos diversos.
Ø
Utiliza noções
espaciais básicas para explicar direções.
Ø
Resolve
situações problemáticas.
Ø
É capaz de dizer
uma série numérica de ___ a ___, recitando os números em ordem.
Ø
Identifica o maior entre dois números, o que vem logo
antes e logo depois.
Ø
Utiliza noções
simples de cálculo metal como ferramenta para resolver problemas.
NATUREZA E SOCIEDADE:
Ø
Manifesta
opiniões próprias sobre acontecimentos, busca informações e confronta idéias.
Ø
Participa com
interesse de todas as atividades desenvolvidas envolvendo o tema estudado.
Ø
Imagina soluções
para os problemas apresentados.
Ø
Participa de
conversas formulando perguntas sobre o conteúdo trabalhado.
Ø
Estabelece
algumas relações entre o modo de vida característico de seus grupo social e de
outros.
Ø
Reconhece a
importância da preservação das espécies para a qualidade da vida humana.
Ø
Reconhece e utiliza hábitos de higiene como preservação e
prevenção de saúde
Ø
Identifica os fenômenos mais
simples da natureza , suas causas e efeitos
Ø
Utiliza conceitos próprios relacionados
ao corpo (partes,desenvolvimento, funções, cuidados)
Ø
Reconhece o meio ambiente
como fator de sobrevivência dos seres
Ø
Tem consciência da preservação do meio ambiente
Ø
Age com educação ambiental
Ø
Identifica o espaço mais
próximo e sabe se situar nele
Ø
Nomeia lugares e pessoas
conhecidas
Ø
Identifica sua
história de vida e dos seus familiares
OBSERVAÇÕES:
Ø
A agitação e ou dispersão tem afetado o desempenho do(a)
aluno (a).
Ø
Faz regularmente o para casa, completo e com capricho.
Ø
Requer constante supervisão da professora.
Ø
Suas faltas tem afetado o seu desempenho.
Ø
Demora mais que o tempo previsto para realizar as atividades
propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário