quinta-feira, 27 de março de 2014

Dicas para relatório:educação infantil

Educação Infantil
------------------------------------------------------------------------------------------------

ÁREA SOCIAL E AFETIVA

Ø      Adaptou-se com naturalidade. / Ainda não completou seu processo de adaptação.
Ø      Ainda mostra-se resistente ao atender algumas regras da escola.
Ø      É assíduo e pontual.
Ø      Ainda não respeita os pertences dos alunos.
Ø      Aceita esperar sua vez.
Ø      Distingue os diferentes momentos e situações dentro da escola, respeitando-as.
Ø      Participa das atividades em grupo demonstrado interesse e cooperação.
Ø      Tem preferência por atividades individuais.
Ø      Tem bom relacionamento com todos que convive.
Ø      Relaciona-se progressivamente com mais crianças, com outros professores e com demais profissionais da escola.
Ø      Apresenta-se seguro em suas ações(ainda não...)
Ø      Demonstra ter imagem positiva de si, ampliando suas autoconfiança e identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
Ø      Valoriza o diálogo como forma de lidar com os conflitos Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
Ø      Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
Ø      Mostra-se interessado em enfrentar desafios.
Ø      Expressa seus sentimentos com clareza
Ø      Preocupa-se em cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.
Ø      Ainda apresenta-se bastante inquieto o que impede de participar ativamente das atividades propostas.
Ø      Mostra-se carinhoso, alegre, tímido.
Ø      Às vezes mostra-se agressivo com alguns coleguinhas.

Ø      Valoriza atitudes de preservação e manutenção dos espaços coletivos

Ø      Reconhece e utiliza hábitos sociais, valores e atitudes como preservação do convívio social, ética e saúde.

Ø      Demonstra assiduidade e pontualidade.

Ø      Mantém um padrão de comportamento e relacionamento convencional.

Ø      Demonstra comportamento desejável em sala de aula.

Ø      Tem iniciativa e interesse nas atividades propostas.

Ø      Relaciona-se bem com colegas, professores e demais funcionários.

Ø      Participa das atividades em grupo.

Ø      Coopera com o grupo.

Ø      Lidera as atividades em grupo.

Ø      Partilha  e empresta material de bom grado.

Ø      Obedece as regras do grupo e da escola.

Ø      Reconhece seus direitos e deveres.

Ø      Escuta e tem atenção quando outros falam.

Ø      Respeita a opinião dos outros

Ø      Cuida do material e do patrimônio escolar.

Ø      Mantém a pasta organizada e os cadernos em ordem.

Ø      É capaz de concluir as atividades propostas em tempo desejável.

Ø      Respeita regras que orientam as dependências da escola.
Ø      Expressa seus sentimentos com clareza, valorizando o outro como forma de reconhecimento e amizade.

Ø      É dedicado e caprichoso.

Ø      É atencioso e disciplinado.

Ø      É observador e curioso.

Ø      Demonstra confiança e companheirismo.

Ø      Conversa sobre seus medos, sonhos, fantasias demonstrando claramente seus sentimentos muitas vezes ocultos.

Ø      Mostra iniciativa, interesse e entusiasmo em enfrentar desafios.

Ø      Sabe pedir desculpas e perdoar espontaneamente.

Ø      Guarda mágoas.

Ø      Supera conflitos.

Ø      Concentra-se nas tarefas propostas.

Ø      É solidário com o colega.

Ø      É resistente.

Ø      É arredio.

Ø      É inquieto.

Ø      É egoísta.

Ø      Demonstra agressividade.

Ø      É ansioso.

Ø      É inseguro.

Ø      Demonstra timidez.

Ø      É carinhoso com colegas e professora.

Ø      Demonstra-se alegre.

Ø      Apresenta tristeza em determinados momentos.
Ø      Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças fortalecendo sua auto-estima.
Ø      Adaptou-se a escola e a turma.Amplia consideravelmente seu círculo de relações pessoais.Demonstra independência.

Ø      Supera dificuldades sem ajuda.

Ø      Demonstra iniciativa na resolução de pequenos conflitos.

Ø      Enfrenta desafios com autonomia.

Ø      Respeita a participação alheia.

Ø      Tem bom relacionamento nas atividades em grupo.

Ø      Apresenta organização e responsabilidade no jogos.

Ø      Demonstra decisão e autonomia.

Ø      Demonstra atenção, empenho e respeito no momento da fala do colega e do professor.

Ø      Questiona a professora.

Ø      Inicia as atividades logo que são propostas.

Ø      Assume responsabilidade pelos seus atos.

Ø      Aceita opiniões divergentes da sua.

Ø      Pede ajuda quando precisa.

Ø      É curioso em relação a novos conhecimentos.

Ø      É desinibido para expressar suas opiniões.

Ø      Espera sua vez de falar.

Ø      Revela confiança em si próprio.

Ø      Realiza as tarefas de casa com prontidão.

Ø      Manifesta afeto e respeito mútuo com colegas e professora.

Ø      Brinca expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades





CONHECIMENTO DE MUNDO

MOVIMENTO:
Ø      Apropria-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo
Ø      Demonstra controlar o equilíbrio do corpo em diversas situações.
Ø      É capaz de coordenar a sua ação com a dos companheiros quando o jogo requer.
Ø      Explora diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade.
Ø      Controla gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento.
Ø      Participa com interesse de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Ø      Agrada-lhe manipular objetos e brinquedos que permitem o aperfeiçoamento das suas habilidades manuais.
Ø      Identifica diferentes sensações táteis olfativas, gustativas e sonoras.
Ø      Amarra os cordões dos sapatos, recorta com precisão, monta quebra-cabeça com peças médias(grandes ou pequenas).

ARTES VISUAIS:
Ø      Ouve e aprecia produções musicais.
Ø      Brinca com a música imitando, inventando, criando e reproduzindo criações musicais.
Ø      Utiliza-se da expressão musical e artística como forma de comunicação e interação com os outros, ampliando seu conhecimento de mundo.
Ø      Interessa-se pelas Artes, demonstrando admiração e gosto pelas produções da escola e pelas obras regionais (nacionais e internacionais).
Ø      Percebe na escuta sentimentos e emoções subjacentes à produção musical.
Ø      Cria textos e melodias, compondo pequenas canções para expressar-se.
Ø       Explora diversas linguagens visuais, conhecendo e utilizando diversos materiais para produzir trabalhos artísticos.
Ø      Demonstra atitude  de auto-confiança e respeito por sua produção artística e a dos colegas.
Ø       
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Ø      Participa com interesse de atividades orais.
Ø      Tem vocabulário diversificado, rico.
Ø      Vem ampliando seu vocabulário gradativamente.
Ø      Ainda  não participa de atividades orais.
Ø      Transmite recados.
Ø      Dialoga com colegas  e professor.
Ø      Faz reconto de histórias.
Ø      Fala parlendas e trava-línguas trabalhadas.
Ø      Expressa-se com frases corretas e acabadas.
Ø      Expressa-se com clareza.
Ø      Ainda na demonstra compreender explicações que são dadas.
Ø      Ainda não pronuncia alguns sons.
Ø      Recita poemas.
Ø      Utiliza expressões de cortesia.
Ø      Aprecia o material de leitura selecionado, lendo de acordo com suas possibilidades.
Ø      Participa com prazer das rodas de conversa.
Ø      Argumenta suas idéias.
Ø      Elabora e responde perguntas.
Ø      Sabe dizer  seu nome completo.
Ø      Incorpora e recorda palavras facilmente.

Ø      Usa a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Ø      Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos dos quais participa.

Ø      Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.

Ø      Reconta histórias conhecidas com aproximação às características da história original.

Ø      Conhece e reproduz jogos verbais como parlendas, trava-línguas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.

Ø      Veicula suas idéias articulando corretamente as palavras.

Ø      Expõe oralmente suas idéias de forma lógica.

Ø      Argumenta e defende suas idéias.

Ø      Expressa-se com fluência adequando sua fala a diferentes situações.

Ø      Apropria-se progressivamente de novas palavras ampliando seu vocabulário.

Ø      Utiliza adequadamente as palavras entendendo os seus significados e empregando-as corretamente.

Ø      Compreende mensagens dirigidas ao grupo.

Ø      Sabe dar recados.

Ø      Ouve com atenção uma história, perguntas e diálogos.

Ø      Descreve gravuras.

Ø      Interpreta histórias.

Ø      Reproduz oralmente um fato ocorrido.

Ø      Usa recursos gestuais e faciais pertinentes ao comunicar-se.

Ø      Utiliza-se de argumentos consistentes para defender seus pontos de vista.

Ø      Participa de situações de comunicação oral manifestando sua opinião e ouvindo os outros.

Ø      Narra histórias conhecidas e situações vividas.

ESCRITA

Ø      Distingue palavras de desenhos.

Ø      Reconhece e escreve seu nome.

Ø      Reconhece nomes dos colegas.

Ø      Escreve nomes dos colegas.

Ø      Identifica e escreve letras do alfabeto.

Ø      Conhece e diferencia letras de números e símbolos.

Ø      Reconhece a letra inicial e final dos nomes percebendo a posição da letras na palavra.

Ø      Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.

Ø      Escreve seu nome em situações em que isso é necessário.

Ø      Reconhece as idéias contidas em alguns símbolos usuais.

Ø      Utiliza-se do desenho para representação e o registro de suas idéias.

Ø      Reconhece e utiliza o espaçamento convencional entre as palavras.

Ø      Escreve obedecendo a direção esquerda/direita e de cima para baixo.

Ø      Associa as letras do alfabeto à 1ª letra das palavras conhecidas.

Ø      Compreende pequenos textos trabalhados e faz leitura correspondente.

Ø      Mostra-se cuidadoso no traçado das letras.

Ø      Acompanha o registro feito no quadro pela professora.

Ø      Elabora desenho dentro de um contexto.

Ø      Faz leitura de imagens, rótulos, figuras e símbolos.

Ø      Compreende que as palavras são formadas por letras e texto formado por palavras.

Ø      Destaca uma determinada palavra dentro de um texto trabalhado.

Ø      Completa frases de acordo com o texto.

Ø      Reorganiza frases e palavras de textos trabalhados.

Ø      Reestrutura e organiza idéias na reescrita de textos trabalhados.

Ø      Identifica o número de letras das palavras.
NÍVEIS DE CONCEITUALIZAÇÃO DA ESCRITA

Ø      Ainda não faz a correspondência entre letras e os sons. Inventa desenhos garatujas e rabiscos para representas a escrita.
Ø      Uso de letras muitas vezes do próprio nome ou misturam números e letras para representar a escrita.
Ø      Utiliza muitas letras para escrever o nome de coisas grandes e que coisas pequenas têm nomes pequenos.
Ø      Escreve uma palavra utilizando uma variedade de letras, acredita que para escrever tem que variar as letras.
Ø      Acredita que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Faz correspondência entre quantidade de sílabas e uma letra para cada sílaba sem valor sonoro, não se preocupa com a correspondência do som e letra.
Ø      Utiliza uma letra para representar cada sílaba com valor sonoro. Às vezes só usa vogais, ou só consoantes, ou consoantes e vogais.
Ø      Já escreve combinando consoante e vogais formando sílabas, mas as vezes não forma a sílaba completa usando só vogais ou só consoantes.
 
RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

Ø      Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade.

Ø      Identifica a posição de um objeto ou número numa série.

Ø      Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram.

Ø      Identifica números maiores ou menores, ordenando-os.

Ø      Ordena números na seqüência ascendente.

Ø      Identifica números que estão faltando numa série numérica.

Ø      Reconhece o número que vem  logo antes ou logo depois de um determinado número.

Ø      Conta correspondendo um a um os nomes dos números aos objetos a serem contados.

Ø      Lê números conhecidos de modo convencional.

Ø      Usa números para registrar quantidades.

Ø      Sabe ordenar quantidades e números.

Ø      Identifica e nomeia formas e tamanhos.

Ø      Identifica posição e se situa no espaço.

Ø      Discrimina semelhanças e diferenças em objetos.

Ø      Resolve situações problemáticas simples.

Ø      Consegue organizar objetos de acordo com os atributos.

Ø      Identifica e nomeia conceitos e cores.

Ø      Reconhece os diversos significados e interpretações dos conceitos.

Ø      Reconhece grandezas e suas medidas em diversas situações.

Ø      Estabelece relações e compreende facilmente números de 0 a 9 e consegue associá-los para completar um conjunto com a quantidade pedida.

Ø      Organiza objetos na forma ascendente e descendente de acordo com os atributos, tamanho, cor, forma, peso, etc.
Ø      Emprega corretamente o vocabulário atemático relacionado a conceitos diversos.
Ø      Utiliza noções espaciais básicas para explicar direções.
Ø      Resolve situações problemáticas.
Ø      É capaz de dizer uma série numérica de ___ a ___, recitando os números em ordem.
Ø      Identifica  o maior entre dois números, o que vem logo antes e logo depois.
Ø      Utiliza noções simples de cálculo metal como ferramenta para resolver problemas.


NATUREZA E SOCIEDADE:
Ø      Manifesta opiniões próprias sobre acontecimentos, busca informações e confronta idéias.
Ø      Participa com interesse de todas as atividades desenvolvidas envolvendo o tema estudado.
Ø      Imagina soluções para os problemas apresentados.
Ø      Participa de conversas formulando perguntas sobre o conteúdo trabalhado.
Ø      Estabelece algumas relações entre o modo de vida característico de seus grupo social e de outros.
Ø      Reconhece a importância da preservação das espécies para a qualidade da vida humana.
Ø      Reconhece e utiliza  hábitos de higiene como preservação e prevenção de saúde
Ø      Identifica os fenômenos mais simples da natureza , suas causas e efeitos
Ø      Utiliza conceitos próprios relacionados ao corpo (partes,desenvolvimento, funções, cuidados)
Ø      Reconhece o meio ambiente como fator de sobrevivência dos seres
Ø      Tem consciência da  preservação do meio ambiente 
Ø      Age com educação ambiental
Ø      Identifica o espaço mais próximo e sabe se situar nele
Ø      Nomeia lugares e pessoas conhecidas
Ø      Identifica sua história de vida e dos seus familiares


OBSERVAÇÕES:
Ø      A agitação e ou dispersão tem afetado o desempenho do(a) aluno (a).
Ø      Faz regularmente o para casa, completo e com capricho.
Ø      Requer constante supervisão da professora.
Ø      Suas faltas tem afetado o seu desempenho.
Ø      Demora mais que o tempo previsto para realizar as atividades propostas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário