quinta-feira, 27 de março de 2014

Projeto Copa do Mundo - 2014para todos os anos.

Projeto Copa do Mundo - 2014
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif
http://guic83.files.wordpress.com/2009/10/pelezinho.jpg
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif

Objetivos

• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.

• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais 
de cada país.

• Conhecer a história das copas.

• Identificar cada país e os dias que jogam.
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif

Formulação dos Problemas

• Onde será realizada a Copa do Mundo?

• O que podemos observar nos grupos?

• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?

• Você conhece algum desses países?
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif

Tempo da Atividade:

Depende do ritmo da turma
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif

Material

• Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.

• Hino Nacional
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif

Temas Transversais

Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em 
campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade 
de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com 
as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos 
que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif
Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão 
da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) 
e negativos (poluição visual, sujeira)
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif
Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar 
alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. 
As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países 
no Brasil.
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif
Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as 
Copas.

http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif

Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles)
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif

Leituras sobre as copas (jornais, 
revistas, livros)
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif

Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas 
disciplinas.

http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif

Ed. Artística: 

Viseira da Copa;


Bandeirinhas para enfeitar a escola;


Desenhos livres sobre a Copa.
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif


Música: Rumo ao Penta (Pelé).
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif

Ed. Física:

Organizar um jogo de futebol ;


 As regras do futebol e a função de cada jogador;


Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme);
Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif

Vídeo: 

Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a 
técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif

Português: 

O Hino Nacional 


A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;

Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;

Música da Copa;

Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem 
como jingles antigos e recentes com o tema futebol.

Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);

Livros de literatura infantil (a verificar);

Entendimento e ilustração; 

Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, 
trava-línguas, etc;

Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome 
dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;

Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que 
sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil;

Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos.
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif
Matemática: 

Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como 
tetra, tri, bi-campeão);

Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final;

Quantidade de jogadores num jogo de futebol;

Os reservas da seleção (função);

Agenda da copa;

Análise do 
placar dos jogos do Brasil;

O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...);

Liga pontos.
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif

História e Geografia: 

História das Copas; 

Sede da Copa;

Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e 
costumes);

Localização no mapa da sede da Copa;

Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus 
adversários;

A Bandeira Brasileira;

As bandeiras dos países que estão sediando a Copa;

As bandeiras dos demais países; 

Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional;

Mãos de obra temporária que surge em razão da copa;

O respeito às demais seleções ;

Reforçar o espírito patriótico;

Retrospectiva das Copas.
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif

Ciências: 

A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde 
mental, o repouso;

O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi 
a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados 
negativos);

O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;

Os valores nutricionais de alguns alimentos;

Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças;

Montar com as crianças um cardápio;

Cuidados com os fogos e balões.
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif

Conclusões e Aplicações

Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho;

Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc. 
http://i257.photobucket.com/albums/hh213/fofurinhas/bar/01/sun001.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário