Hum!, os 4 períodos históricos sobre a Alfabetização (pág. 23):
Resumo:
A história da alfabetização está dividida em quatro períodos. O primeiro teve início na Antiguidade e se estendeu até a Idade Média. Durante esse tempo, o único método existente foi o da soletração. O segundo ocorreu durante os séculos XVI e XVIII e se estendeu até a década de 1960, sendo marcado pela rejeição ao método da soletração e pela criação de novos métodos sintéticos e analíticos. Nessa época, foram criadas as cartilhas, amplamente utilizadas, cujos métodos serão analisados à luz da Linguística. O terceiro período iniciou-se em meados da década de 1980 com a divulgação da teoria da Psicogênese da língua escrita, ficou marcado pelo questionamento da necessidade de se associar os sinais gráficos da escrita aos sons da fala para se aprender a escrever. Este período será abordado no artigo
Psicogênese da língua escrita: contribuições, equívocos e consequências para a alfabetização.
Existe ainda o período atual (quarto período) aqui denominado de “reinvenção da alfabetização” que surgiu em decorrência dos reiterados índices indicadores do fracasso da alfabetização no Brasil. Este último período discute a necessidade da organização do trabalho docente e a sistematização do ensino para alfabetizar letrando, e será desenvolvido no artigo "A eficiência do Método Sociolinguístico: uma nova proposta de Alfabetização.
Palavras-chave:
Método sociolinguístico, História da alfabetização, Métodos da alfabetização
Resumo:
A história da alfabetização está dividida em quatro períodos. O primeiro teve início na Antiguidade e se estendeu até a Idade Média. Durante esse tempo, o único método existente foi o da soletração. O segundo ocorreu durante os séculos XVI e XVIII e se estendeu até a década de 1960, sendo marcado pela rejeição ao método da soletração e pela criação de novos métodos sintéticos e analíticos. Nessa época, foram criadas as cartilhas, amplamente utilizadas, cujos métodos serão analisados à luz da Linguística. O terceiro período iniciou-se em meados da década de 1980 com a divulgação da teoria da Psicogênese da língua escrita, ficou marcado pelo questionamento da necessidade de se associar os sinais gráficos da escrita aos sons da fala para se aprender a escrever. Este período será abordado no artigo
Psicogênese da língua escrita: contribuições, equívocos e consequências para a alfabetização.
Existe ainda o período atual (quarto período) aqui denominado de “reinvenção da alfabetização” que surgiu em decorrência dos reiterados índices indicadores do fracasso da alfabetização no Brasil. Este último período discute a necessidade da organização do trabalho docente e a sistematização do ensino para alfabetizar letrando, e será desenvolvido no artigo "A eficiência do Método Sociolinguístico: uma nova proposta de Alfabetização.
Palavras-chave:
Método sociolinguístico, História da alfabetização, Métodos da alfabetização
Nenhum comentário:
Postar um comentário