Segundo os Parâmetros
Curriculares Nacionais,"A leitura é um processo no qual o leitor
realiza um trabalho ativo de construção de significado do texto, a partir dos
seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo que
se sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de
escrita etc .”
Ler é uma atividade
complexa que faz amplas solicitações ao intelecto e às habilidades cognitivas
superiores da mente: reconhecer, identificar, agrupar, associar, relacionar,
generalizar, abstrair, comparar, deduzir, inferir, hierarquizar. Não está em
pauta apenas a simples decodificação, mas a apreensão de informações explícitas
e implícitas e de sentidos subjacentes, e a construção de sentidos que dependem
de conhecimentos prévios a respeito da língua, dos gêneros, das práticas
sociais de interação, dos estilos, das diversas formas de organização textual.
Tópico
1 - PROCEDIMENTOS
DE LEITURA
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Descritores
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5º EF
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9º
EF/3º EM
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Localizar
informações explícitas em um texto.
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D1
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D1
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Inferir o
sentido de uma palavra ou expressão.
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D3
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D3
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Inferir
uma informação implícita em um texto.
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D4
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D4
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Identificar
o tema de um texto.
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D6
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D6
|
Localizar
informações explícitas em um texto.
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D11
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D14
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Tópico
2 - IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO, DO
ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
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Descritores
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5º EF
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9º
EF/3º EM
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Interpretar
texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto
etc.).
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D5
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D5
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Identificar
a finalidade de textos de diferentes gêneros.
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D9
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D12
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Tópico
3 - RELAÇÃO ENTRE OS TEXTOS
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Descritores
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5º EF
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9º
EF/3º EM
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Reconhecer
diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos do mesmo
tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será
recebido.
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D15
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D20
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Reconhecer
posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao
mesmo tema.
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D21
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Tópico
4 - COERÊNCIA
E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
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Descritores
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5º EF
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9º
EF/3º EM
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Estabelecer
relações entre partes de um texto, identificar: repetições ou substituições que
contribuem para a continuidade de um texto.
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D2
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D2
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Identificar
conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
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D7
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D10
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Estabelecer
relação causa / consequência entre partes e elementos do texto.
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D8
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D11
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Estabelecer
relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções,
advérbios etc.
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D12
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D15
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Identificar
a tese de um texto.
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_
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D7
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Estabelecer
relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
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D8
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Diferenciar
as partes principais das secundárias em um texto.
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D9
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Tópico
5 - RELAÇÃO ENTRE OS RECURSOS
EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
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Descritores
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5º EF
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9º
EF/3º EM
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Identificar
efeitos de ironia ou humor em textos variados.
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D13
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D16
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Identificar
o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
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D14
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D17
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Reconhecer
o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou
expressão.
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_
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D18
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Reconhecer
o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou
morfossintáticos.
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_
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D19
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Tópico
6 - VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
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Descritores
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5º EF
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9º
EF/3º EM
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Identificar
as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor.
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D10
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D13
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SUGESTÕES PARA PESQUISA:
Livro de capa verde, com mapas, letras
e números: MEC – PDE / Prova Brasil - Matrizes
de Referência, Temas, Tópicos e Descritores, Brasília 2009.
Livro: Dicionário de Gêneros Textuais
– Sérgio Roberto Costa – Autêntica Editora – BH 2009.
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