segunda-feira, 18 de agosto de 2014

MATRIZ DE HABILIDADES DE LEITURA-Descritores

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais,"A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo que se sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita etc .”
Ler é uma atividade complexa que faz amplas solicitações ao intelecto e às habilidades cognitivas superiores da mente: reconhecer, identificar, agrupar, associar, relacionar, generalizar, abstrair, comparar, deduzir, inferir, hierarquizar. Não está em pauta apenas a simples decodificação, mas a apreensão de informações explícitas e implícitas e de sentidos subjacentes, e a construção de sentidos que dependem de conhecimentos prévios a respeito da língua, dos gêneros, das práticas sociais de interação, dos estilos, das diversas formas de organização textual.


Tópico 1 - PROCEDIMENTOS DE LEITURA
Descritores
5º EF
9º  EF/3º EM
Localizar informações explícitas em um texto.
D1
D1
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D3
D3
Inferir uma informação implícita em um texto.
D4
D4
Identificar o tema de um texto.
D6
D6
Localizar informações explícitas em um texto.
D11
D14

Tópico 2 IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO, DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
Descritores
5º EF
9º  EF/3º EM
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
D5
D5
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
D9
D12

Tópico 3 -  RELAÇÃO ENTRE OS TEXTOS
Descritores
5º EF
9º  EF/3º EM
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
D15
D20
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
_
D21


Tópico 4 - COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
Descritores
5º EF
9º  EF/3º EM
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificar: repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D2
D2
Identificar conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D7
D10
Estabelecer relação causa / consequência entre partes e elementos do texto.
D8
D11
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
D12
D15
Identificar a tese de um texto.
_
D7
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
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D8
Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
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D9

Tópico 5 -  RELAÇÃO ENTRE OS RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
Descritores
5º EF
9º  EF/3º EM
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D13
D16
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D14
D17
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
_
D18
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
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D19

Tópico 6 -  VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Descritores
5º EF
9º  EF/3º EM
Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor.

D10
D13

SUGESTÕES PARA PESQUISA:
Livro de capa verde, com mapas, letras e números: MEC – PDE / Prova Brasil - Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores, Brasília 2009.

Livro: Dicionário de Gêneros Textuais – Sérgio Roberto Costa – Autêntica Editora – BH 2009.

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