segunda-feira, 23 de junho de 2014

Empreendedorismo Feminino da Professora Eliane Pietrovski.

O termo empreendedorismo é abrangente e está diretamente relacionado com características comportamentais como autonomia, iniciativa, persistência, entre outros. 

Notadamente, ao longo da história, a mulher sempre demonstrou a preocupação com as atividades da casa ou participar auxiliando na renda doméstica. 

Algumas mulheres iniciam suas atividades nos negócios, não como escolha própria, mas, por falta de opção e também porque precisam de um rendimento financeiro para sua sobrevivência e de sua família. Esta atividade muitas vezes é encarada como uma provisória até que outra oportunidade surja. Esta falta de direcionamento e de convicção faz com que as atividades sejam provisórias 

Mas, este panorama está mudando. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2013), cuja amostra apresenta cobertura de 75% da população e 89% do PIB global em relação aos 68 países pesquisados, o Brasil é considerado um país em mudança, partindo de um modelo de eficiência para uma visão apoiada na inovação. Nesta nova configuração apresenta-se ainda, a mulher empreendendo por oportunidade, cuja participação feminina nos empreendimentos iniciais no Brasil é de 52,2%. 

Este é o novo cenário sendo reconhecida a força da mulher no mundo dos negócios, mesmo com barreiras culturais ainda evidentes, a mulher empreendedora busca vencer o preconceito e preocupa-se em comprovar suas competências empresariais. 

As dificuldades surgem no caminho e a empreendedora precisa capacitar-se para enfrentar os problemas, pois muitas vezes faltam conhecimentos de gestão de pessoas, de finanças, entre outras dificuldades. 

Esta busca por espaço no mundo empresarial, eminentemente masculino, desperta sua força interna com alto grau de motivação. Consegue, portanto vencer os desafios e atingir os objetivos propostos no empreendimento, de maneira geral. 

Portanto, para o universo feminino ao se tratar de empreendimentos que geram valor na criação de novos negócios é ainda um grande desafio, mas pode ser encarado como uma perspectiva de futuro de crescimento interior, na vivência de oportunidades que se apresentam diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário